terça-feira, 11 de novembro de 2014

PROJETO PEDAGÓGICO
PROFESSORAS: DAIANE BRAGHIROLLI, MAIARA DE OLIVEIRA, MARILEI BACH.
TEMA: Alimentação Saudável – Ensino Fundamental I
TÍTULO: Aprendendo a comer alimentos saudáveis para viver melhor.
SÉRIE: 4° ano
DURAÇÃO: Três meses, semanal, quarta-feira 3° e 4° horário.
SITUAÇÃO PROBLEMA: Qual a importância de ter uma alimentação saudável? E como ter uma alimentação saudável?
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Português, Matemática, Ciências e Educação Física.
CONTEÚDOS: Leitura e escrita, Plantas, Corpo Humano, Operações, Exercícios Físicos.
OBJETIVO GERAL:
- Desenvolver a leitura e a escrita;
- Trabalhar educação alimentar;
- Desenvolver o raciocínio lógico;
- Mostrar a importância dos exercícios físicos para ter uma boa saúde;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Trabalhar a leitura e a escrita através da separação de sílabas, formação de palavras e frases baseadas no conteúdo proposto, fazendo o uso também de caça-palavras e cruzadas.
- Explicar a importância de se alimentar corretamente.
- Trabalhar o raciocínio lógico através das operações (multiplicação, divisão, subtração e adição), fazendo o uso de objetos relacionados ao tema.
- Mostrar a importância do exercício físico através de uma gincana cooperativa utilizando o que foi aprendido em sala de aula.
ATIVIDADES:
1-Cruzada com figuras de frutas e legumes;
2- Separação de sílabas com nome das frutas e legumes;
3-Elaboração de frases sobre alimentação saudável;
4- Caça-Palavras com alimentos saudáveis;
5- Problemas utilizando frutas;
6- Criar operações utilizando frutas e legumes;
7- Recortes de revistas e montagem do corpo humano;
8- Participação dos alunos levando frutas e legumes para a sala de aula, fazendo explanação e logo após uma salada de frutas;
9- Pedir para os alunos levarem sementes ou mudas de frutas e legumes que mais gostam para plantar na horta;
10- Gincana: Brincadeiras;
- Formato de fruta (os alunos de cada equipe deverão desenhar a fruta solicitada pelo professor).
- Distribuir nomes de frutas para os alunos, em seguida a professora irá jogar a bola para cima e vai gritar o nome de uma fruta e a que for escolhida deve correr e pegar a bola.
- Paródia utilizando frutas e legumes (cada equipe deverá fazer uma paródia).
- História com frutas (cada equipe deverá usar a criatividade e contar uma história envolvendo frutas).
- Desfile das frutas (os alunos irão desfilar vestidos com roupas de frutas).
- Equilíbrio com frutas (andar com a fruta em cima da cabeça sem deixar cair).
- Competição com degustação de frutas e legumes.
- Esconde-Esconde com as frutas (as frutas serão escondidas e os alunos devem achar).
CRONOGRAMA:
ATIVIDADES
OBJETIVOS
CONTEÚDO
LOCAL/DUR.
ENVOLVIDOS
AVALIAÇÃO
MÍDIAS
Cruzada com figuras de frutas e legumes
Desenvolver a memória
Leitura e Escrita
Laboratório
2h/aula
Professor/aluno
Número de acertos
Computador
Separação de sílabas com nome de frutas e legumes
Trabalhar a consciência fonética
Leitura e Escrita
Sala de aula
2h/aula
Professor/aluno
Atividade no quadro
Data show
Revistas
Elaboração de frases sobre alimentação
Desenvolver a criatividade
Leitura e Escrita
Laboratório
2h/aula
Professor/aluno
Através do desempenho
Computador
( Word)
Caça-Palavras com nome de alimentos saudáveis
Desenvolver a atenção
Leitura e Escrita
Laboratório
2h/aula
Professor/aluno
Número de acertos
Computador
(Word)
Problemas utilizando frutas
Desenvolver o raciocínio lógico
Operações
Sala de aula
2h/aula
Professor/aluno
Número de acertos
Quadro de giz
Criar operações utilizando as frutas e legumes
Desenvolver o raciocínio lógico
Operações
Sala de aula
2h/aula
Professor/aluno
Pela criatividade
Recortes de figuras de frutas e legumes para colagem
Recortes de revistas e montagem do corpo humano
Desenvolver a habilidade motora
Corpo humano
Sala de aula
2h/aula
Professor/aluno
Participação e criatividade
Revistas
Participação dos alunos levando frutas e legumes/salada de frutas
Desenvolver a colaboração e participação
Plantas
Sala de aula
2h/aula
Professor/aluno
Colaboração
Câmera Fotográfica/ Mural
Pedir para os alunos levarem sementes de frutas e legumes que mais gostam para plantar na horta

Desenvolver a consciência sobre o cuidado com a natureza e como conhecer o desenvolvimento da planta
Plantas
Laboratório
Horta
4 h/aula
Professor/aluno
Colaboração e trabalho em grupo
Computador (Pesquisa)
Câmera Fotográfica
Gincana Cooperativa
Incentivar os exercícios físicos através de dinâmicas.
Desenvolver a criatividade, a coordenação motora e a habilidade
Exercícios Físicos
Quadra ou pátio
4 h/aula
Professor/aluno
Participação nas atividades
Câmera Fotográfica (filmagem)

PRODUTO FINAL: Construção de uma horta na escola.
AVALIAÇÃO: Será contínua e progressiva, observando a participação e interação dos alunos durante as aulas.
REFERÊNCIAS:
http://www.escolakids.com/o-que-sao-proteinas.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alimenta%C3%A7%C3%A3o_saud%C3%A1vel


Nenhum comentário:

Postar um comentário