PROJETO PEDAGÓGICO
PROFESSORAS: DAIANE BRAGHIROLLI, MAIARA
DE OLIVEIRA, MARILEI BACH.
TEMA: Alimentação
Saudável – Ensino Fundamental I
TÍTULO: Aprendendo a comer
alimentos saudáveis para viver melhor.
SÉRIE: 4° ano
DURAÇÃO:
Três meses, semanal, quarta-feira 3° e 4° horário.
SITUAÇÃO PROBLEMA:
Qual a importância de ter uma alimentação saudável? E como ter uma alimentação
saudável?
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Português, Matemática, Ciências e Educação Física.
CONTEÚDOS:
Leitura e escrita, Plantas, Corpo Humano, Operações, Exercícios Físicos.
OBJETIVO GERAL:
-
Desenvolver a leitura e a escrita;
-
Trabalhar educação alimentar;
-
Desenvolver o raciocínio lógico;
-
Mostrar a importância dos exercícios físicos para ter uma boa saúde;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-
Trabalhar a leitura e a escrita através da separação de sílabas, formação de
palavras e frases baseadas no conteúdo proposto, fazendo o uso também de
caça-palavras e cruzadas.
-
Explicar a importância de se alimentar corretamente.
-
Trabalhar o raciocínio lógico através das operações (multiplicação, divisão,
subtração e adição), fazendo o uso de objetos relacionados ao tema.
-
Mostrar a importância do exercício físico através de uma gincana cooperativa
utilizando o que foi aprendido em sala de aula.
ATIVIDADES:
1-Cruzada
com figuras de frutas e legumes;
2-
Separação de sílabas com nome das frutas e legumes;
3-Elaboração
de frases sobre alimentação saudável;
4-
Caça-Palavras com alimentos saudáveis;
5-
Problemas utilizando frutas;
6-
Criar operações utilizando frutas e legumes;
7-
Recortes de revistas e montagem do corpo humano;
8-
Participação dos alunos levando frutas e legumes para a sala de aula, fazendo
explanação e logo após uma salada de frutas;
9-
Pedir para os alunos levarem sementes ou mudas de frutas e legumes que mais
gostam para plantar na horta;
10-
Gincana: Brincadeiras;
-
Formato de fruta (os alunos de cada equipe deverão desenhar a fruta solicitada
pelo professor).
-
Distribuir nomes de frutas para os alunos, em seguida a professora irá jogar a
bola para cima e vai gritar o nome de uma fruta e a que for escolhida deve correr
e pegar a bola.
-
Paródia utilizando frutas e legumes (cada equipe deverá fazer uma paródia).
-
História com frutas (cada equipe deverá usar a criatividade e contar uma
história envolvendo frutas).
-
Desfile das frutas (os alunos irão desfilar vestidos com roupas de frutas).
-
Equilíbrio com frutas (andar com a fruta em cima da cabeça sem deixar cair).
-
Competição com degustação de frutas e legumes.
-
Esconde-Esconde com as frutas (as frutas serão escondidas e os alunos devem
achar).
CRONOGRAMA:
ATIVIDADES
|
OBJETIVOS
|
CONTEÚDO
|
LOCAL/DUR.
|
ENVOLVIDOS
|
AVALIAÇÃO
|
MÍDIAS
|
Cruzada com
figuras de frutas e legumes
|
Desenvolver a
memória
|
Leitura e
Escrita
|
Laboratório
2h/aula
|
Professor/aluno
|
Número de
acertos
|
Computador
|
Separação
de sílabas com nome de frutas e legumes
|
Trabalhar
a consciência fonética
|
Leitura e Escrita
|
Sala de
aula
2h/aula
|
Professor/aluno
|
Atividade
no quadro
|
Data show
Revistas
|
Elaboração de
frases sobre alimentação
|
Desenvolver a
criatividade
|
Leitura e
Escrita
|
Laboratório
2h/aula
|
Professor/aluno
|
Através do
desempenho
|
Computador
( Word)
|
Caça-Palavras
com nome de alimentos saudáveis
|
Desenvolver a
atenção
|
Leitura e
Escrita
|
Laboratório
2h/aula
|
Professor/aluno
|
Número de
acertos
|
Computador
(Word)
|
Problemas
utilizando frutas
|
Desenvolver o
raciocínio lógico
|
Operações
|
Sala de
aula
2h/aula
|
Professor/aluno
|
Número de
acertos
|
Quadro de giz
|
Criar operações
utilizando as frutas e legumes
|
Desenvolver o raciocínio
lógico
|
Operações
|
Sala de
aula
2h/aula
|
Professor/aluno
|
Pela
criatividade
|
Recortes de
figuras de frutas e legumes para colagem
|
Recortes de
revistas e montagem do corpo humano
|
Desenvolver a
habilidade motora
|
Corpo humano
|
Sala de aula
2h/aula
|
Professor/aluno
|
Participação e
criatividade
|
Revistas
|
Participação
dos alunos levando frutas e legumes/salada de frutas
|
Desenvolver a
colaboração e participação
|
Plantas
|
Sala de aula
2h/aula
|
Professor/aluno
|
Colaboração
|
Câmera
Fotográfica/ Mural
|
Pedir para os
alunos levarem sementes de frutas e legumes que mais gostam para plantar na
horta
|
Desenvolver a
consciência sobre o cuidado com a natureza e como conhecer o desenvolvimento
da planta
|
Plantas
|
Laboratório
Horta
4 h/aula
|
Professor/aluno
|
Colaboração e
trabalho em grupo
|
Computador (Pesquisa)
Câmera
Fotográfica
|
Gincana
Cooperativa
|
Incentivar os
exercícios físicos através de dinâmicas.
Desenvolver a
criatividade, a coordenação motora e a habilidade
|
Exercícios
Físicos
|
Quadra ou pátio
4 h/aula
|
Professor/aluno
|
Participação
nas atividades
|
Câmera
Fotográfica (filmagem)
|
PRODUTO FINAL: Construção
de uma horta na escola.
AVALIAÇÃO: Será
contínua e progressiva, observando a participação e interação dos alunos
durante as aulas.
REFERÊNCIAS:
http://www.escolakids.com/o-que-sao-proteinas.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alimenta%C3%A7%C3%A3o_saud%C3%A1vel
Nenhum comentário:
Postar um comentário